O pneu é um item extremamente fundamental em qualquer veículo, sendo necessário tomar todos os cuidados possíveis com ele. E essa cautela deve se estender também quando falamos de sua reforma, como no caso da recauchutagem.
Sendo um dos principais meios de reformar o pneu, a recauchutagem é uma forma oferecer uma sobrevida ao equipamento em questão, consistindo no reaproveitamento da estrutura resistente do pneu, desde que ela esteja em boas condições
Mas você sabe como é feita a recauchutagem? Antes de procurar uma empresa especializada na reparação, é importante saber como ela é feita, para poder ter uma segurança maior ao saber se o procedimento está sendo feito da forma correta e de acordo com as normas estabelecidas.
Muitos ainda desconhecem, mas para que a recauchutagem seja feita é necessário o seguimento de algumas normas estabelecidas.
O instituo nacional de metrologia, qualidade e tecnologia (inmetro), por meio da portaria n.º 554, de 29 de outubro de 2015 estabeleceu algumas regras para a aprovação e realização da reforma dos pneus, visando obter mais segurança no tráfego de veículos pelo brasil.
Tal legislação procura também proteger o consumidor de eventuais fraudes, estabelecendo em seu item a.1.5 que para a reforma do pneu é necessário:
- A) identificação do fabricante;
- B) dimensão do pneu;
- C) tipo de construção do pneu;
- D) a identificação para o uso de câmara (tube type) ou sem câmara (tubeless);
- E) índice de carga;
- F) índice de velocidade;
- G) selo de identificação da conformidade no âmbito do sbac (referência do sistema brasileiro de avaliação da conformidade);
- H) data original de fabricação.
Os regulamentos do instituo nacional de metrologia afetam também a reforma de pneus de veículos pesados. Boa parte dos pneus de caminhão é fabricada visando receber o processo de recauchutagem. Dependendo do estado de conservação da carcaça o equipamento pode ser reformado de duas a três vezes, no geral.
O processo de recauchutagem
Falando em termos técnicos, a recauchutagem é feita ao se colocar uma nova banda de rodagem no pneu, substituindo a banda desgastada, mas para isso é realizada também a reforma das laterais e dos ombros da carcaça.
Mas isso é só parte do processo de recauchutagem dos pneus, o procedimento se consiste num todo em:
- Avaliação: inicialmente, após o pneu ser recebido, é feita uma limpeza e identificação por meio de seu código de barras e, posteriormente, uma inspeção, de forma visual e por meio de testes, como ultrassonografia, indução elétrica e aferição de pressão, tudo para constatar e garantir a utilidade do pneu para reforma.
- Raspagem: em seguida a carcaça é preparada para receber os outros procedimentos, sendo feita a raspagem do pneu, fornecendo a simetria adequada.
- Escariação: após a raspagem, parte-se para a escariação, onde é feita a limpeza da carcaça mais uma vez, identificando as avarias encontradas (como oxidação) para serem reparadas.
- Conserto: a aplicação do conserto é feita em toda a região danificada através de uma borracha especial, visando fornecer a carcaça uma resistência maior.
- Aplicação de cola: posteriormente uma nova avaliação é efetuada para analisar utilidade da carcaça, onde se aplica uma cola especial que une a nova banda de rodagem pré-moldada (camelback) com a carcaça.
- Preparação da banda de rodagem: antes de ser aplicada a banda de rodagem é preparada de acordo com a carcaça que será reformada, seguindo suas dimensões e características.
- Vulcanização: a carcaça, com a nova banda de rodagem, é levada para o processo de vulcanização, onde o material é colocado em um envelope de borracha e levado para uma roda especial chamada de autoclave, que aplica pressão e calor à carcaça, retirando bolhas e imperfeições. Só esse processo pode levar de duas a três horas para ser concluído.
- Inspeção final: por fim, visando garantir que o pneu recauchutado esteja de acordo com os padrões estabelecidos, é feita uma nova inspeção do material e, caso aprovado, o pneu pode ser entregue ao cliente e utilizado novamente nos veículos.
Quando o pneu não pode ser recauchutado
Nem todos os pneus levados para empresas especializadas podem ser recauchutados. Dentre as devoluções mais comuns estão:
- Carcaça envelhecida e inutilizável;
- Excesso de oxidação;
- Excesso de perfurações;
- Danos muito próximos entre si, fragilizando o pneu;
- Desgaste excessivo da banda de rodagem;
- Textura da borracha fora dos padrões exigidos para a recauchutagem dos pneus.