http://www.guiadoprodutor.com.br/site
Escolha uma Página

Muito se fala na captação da energia solar para casas e indústrias na zona urbana, significando muita economia na conta de energia elétrica a cada mês. Mas na realidade, a zona rural também pode se beneficiar ‒ e muito ‒ com essa tecnologia limpa e renovável.
O sistema fotovoltaico, ao ser implantado na rotina de produção rural, aumenta a produtividade e eleva ainda mais o padrão de qualidade e seu valor de mercado, por utilizar soluções ambientalmente corretas.
Portanto, no post de hoje, conheça 5 motivos para você optar pelo investimento em energia solar rural em seu empreendimento. Confira:
1. Porque favorece o sistema de irrigação
Este é um dos principais fatores pelos quais os produtores estão aderindo à energia solar rural. Afinal de contas, a irrigação solar reduz significativamente os custos com energia elétrica e combustível na hora de bombear a água, principalmente em épocas de estiagem, quando é necessário captá-la de poços mais profundos.
Isso acontece porque a dinâmica é eficiente e muito simples. A água, que antes era bombeada por um equipamento movido à eletricidade ou combustão, passa a ser captada pelo equipamento de bombeamento solar. O sistema transforma a energia proveniente dos raios solares no painel fotovoltaico e a converte em energia para o funcionamento da bomba.
Dependendo do equipamento adquirido, é possível bombear mais de 8 mil litros de água ininterruptamente. Com toda essa força, a água é facilmente captada de poços freáticos e também de fontes mais superficiais, como reservatórios e rios. E o resultado não poderia ser melhor: plantio irrigado, propriedade com água e animais sem sede ‒ e tudo isso de uma forma limpa, sustentável e econômica.
2. Porque reduz a conta de energia na área interna e externa da residência rural
Ao captar a radiação do Sol e gerar energia elétrica, o sistema fotovoltaico permite uma significativa diminuição da dependência do sistema convencional de eletricidade.
Isso porque gerar a própria energia para o funcionamento de lâmpadas e aparelhos eletrônicos tanto na residência rural quanto nas áreas externas da propriedade pode significar uma economia de até 95% na conta mensal. Ou seja, a energia solar rural é um verdadeiro investimento com retorno garantido.
Além disso, ao utilizar, também, o sistema de aquecimento solar (energia térmica) para aquecer torneiras e chuveiros, a economia torna-se ainda maior.
3. Porque promove iluminação em áreas sem energia elétrica
Já se foi o tempo em que a zona rural não tinha acesso à eletricidade, ficando desprotegida e sem os demais benefícios proporcionados por ela.
A energia solar rural permite a obtenção de eletricidade diretamente do sol para postes de iluminação, utilizando o sistema fotovoltaico. E isso a um bom custo-benefício e com manutenção mínima. No Brasil, essa tecnologia já atende a algumas áreas remotas, onde não é possível o fornecimento de eletricidade convencional.
4. Porque garante o uso de cercas elétricas de forma econômica
Cada vez mais utilizada em fazendas de criação de gado e outros animais, a cerca elétrica movida à energia solar também reduz os custos da conta mensal.
Isso acontece porque o componente principal (chamado de eletrificador) converte a eletricidade recebida em pulsos elétricos de curta duração, alta voltagem e baixa corrente, proporcionando segurança e evitando a fuga dos animais, sem causar-lhes ferimentos. A cerca elétrica movida à energia solar rural também ajuda a proteger lavouras e estufas de invasões.
5. Porque contribui na dessalinização nas áreas rurais
Em muitas localidades brasileiras, a água apresenta uma elevada concentração de sais, tornando-a salobra e imprópria para o consumo humano. Para filtrá-la, portanto, é preciso que ela passe pelo processo de dessalinização, através de um equipamento chamado de dessalinizador.
Esse equipamento pode ser alimentado por painéis fotovoltaicos, aumentando a economia com a manutenção do processo e gerando ainda mais sustentabilidade. Afinal, o efluente que sobra do processo pode ser reaproveitado para outras finalidades, como a produção de pescado, por exemplo.
Viu como a energia solar rural é um grande investimento para os produtores? O retorno, além de poder ser facilmente medido na conta de eletricidade, também traz benefícios para a produção agrícola, que passa a ser ambientalmente amigável.
A verba para a compra e montagem dos equipamentos pode ser financiada pelo Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar) e o projeto pode ser elaborado pela Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural).
A Agraer tem escritórios em todos os municípios de Mato Grosso do Sul e está aberta para ajudar os agricultores familiares na elaboração do projeto, imprescindível para a adesão ao Pronaf.